ttttttttttttttttttttt

Email: geral@sampaiosaude.pt
t

Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

O refluxo gastroesofágico consiste na passagem de conteúdo gástrico para o esófago. Quando o refluxo é acompanhado de sintomas e/ou lesões da parede esofágica estamos na presença da Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Isso acontece quando o músculo – esfincter esofágico inferior – que deveria impedir a saída do ácido do estômago do seu interior não funciona de forma adequada.

A DRGE é uma condição muito frequente, estimando-se que 12 a 54% da população residente em países ocidentais tenham sintomas de refluxo (dados da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia).

Quando não tratado a doença pode originar complicações como úlceras, estenose do esófago e até cancro do esófago.

Causas

A DRGE resulta de um desequilíbrio entre os factores que agridem e os que protegem a mucosa esofágica. Os factores de agressão incluem:

  • Alguns alimentos como tomate, citrinos, chocolate;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas com cafeína;
  • Tabaco;
  • Alguns medicamentos (ex: contraceptivos orais);
  • Hérnia do hiato – situação em que uma porção do estômago passa, através do diafragma, para a cavidade torácica;
  • Aumento da pressão intra-abdominal (roupa apertada, gravidez, obesidade, obstipação).

Sintomas

  • Azia – é a manifestação mais frequente. Consiste numa sensação de queimadura no meio do peito, podendo irradiar para o pescoço e para a boca. Agrava-se após as refeições, quando a pessoa está deitada ou inclinada para a frente;
  • Regurgitação – retorno dos alimentos à boca, sem esforço;
  • Dificuldade e/ou dor em deglutir os alimentos;
  • Dor torácica;
  • Outros – tosse, lta de ar, rouquidão, gengivite, alteração do esmalte dentário.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado com base nos sintomas e histórico apresentado pelo paciente, mas também pode ser complementado com exames, como a endoscopia digestiva alta, radiografia e pHmetria esofágica de 24 horas. O médico mais indicado para diagnosticar e tratar a doença é o gastrenterologista, que deve ser procurado em caso de suspeita.

Onde posso realizar o meu exame de diagnóstico

Na Sampaio Saúde, colocamos ao seu dispor a Unidade de Gastrenterologia de Sintra, onde pode realizar a sua Colonoscopia com anestesia e Endoscopia pelo Serviço Nacional de Saúde, credencial do seu médico de família.

Na Unidade de Gastrenterologia de Sintra, do Grupo Sampaio Saúde, pode contar com uma equipa de médicos, enfermeiros, auxiliares e rececionistas devidamente treinados e qualificados, equipamento de diagnóstico médico de elevada qualidade e ultima geração. Todos os procedimentos adotados e guidelines, cumprem as normas de segurança e qualidade e são baseados nas ultimas diretrizes da “European Society of Gastrointestinal Endoscopy (ESGE)”.

Tratamento

O tratamento da DRGE pode ser feito com medidas simples como o uso de medicamentos inibidores da secreção ácida do estômago e alteração do estilo de vida e alimentação. Evitar roupas apertadas, não comer 2 horas antes de se deitar e elevar a cabeceira da cama cerca de 15 cm são algumas indicações que ajudam a diminuir o refluxo. Contudo, em alguns casos pode ser necessário realizar uma cirurgia.

Copyright 2017 – Equipa da Sampaio Saúde. Texto trabalhado segundo fonte fidedignas, qualquer reprodução, parcial ou integral, sem fazer referência à pagina web de origem, constitui crime punível por lei

Sem comentários
Publicar um comentário
Nome
Email
Website